quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A NOIVA


Mateus 25:6 – “À meia-noite, ouviu-se um clamor: aí vem o noivo, saí-lhe ao encontro”.



            Para falar do casamento de Jesus  com a sua igreja, usamos os exemplos dados na própria Palavra de Deus.
Todos já conhecem o ensino das cinco noivas preparadas para o encontro com o noivo  e cinco despreparadas.  O preparo era ter candeia com óleo e acesa.
            Quando se ouviu o grito: “Aí vem o noivo, sai-lhe a o encontro”. As preparadas entraram para o casamento e as outras ficaram.
            Bem, agora vamos falar mais da noiva de Jesus, que é do seu encontro com Ele.
            O belo exemplo no V. T. que temos é do casamento de Isaque e Rebeca. Gênesis 24:26-33.
            Abraão tinha um filho querido e desejava vê-lo casado, num lindo casamento. Ele tinha um servo fiel em quem confiava. Chamou, pois, o servo que se chamava Eliezer e disse: - Meu filho Isaque precisa de uma  noiva muito especial. Eu tenho umas orientações para você: vá busca-la no meio da nossa parentela, porque ela tem que ter o mesmo sangue do meu filho.
            Bem, agora nós já vamos dizer quem  estas pessoas representam:

·         Abraão fala de Deus – o Pai.
·         Eliezer fala do Espírito Santo
·         Isaque, o noivo – fala de Jesus

Então, Eliezer tomou consigo presentes que Isaque mandou para a noiva: v. 22 – “...tomou o varão um pendente de ouro de meio ciclo de peso e duas pulseiras para suas mãos”. O noivo era muito rico!

·         O Espírito Santo também foi mandado pelo Pai para preparar a noiva de  Jesus.

        Efésios 5:27 -  Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.


·         O Espírito Santo trabalha cuidando desta igreja, porque o Pai  quer uma noiva especial para o Filho.

Como achar uma noiva para Isaque?
Eliezer disse:

·         Tem que ter o mesmo sangue.
·         Tem que ser bondosa, educada.
·         Tem que ser trabalhadora

A Palavra  conta que ele foi para a fonte onde as jovens iam buscar água. Vendo uma jovem, se dirigiu a ela e disse: Abaixe o teu cântaro e dá-me de beber e aos camelos, também. Ela assim fez.
       Aconteceu  tudo direitinho e o servo ficou louvando a Deus pela sua missão tão bem realizada.
      Que alegria ele teve! A noiva tinha o mesmo sangue noivo, assim como a noiva de Jesus tem o seu Sangue, clama por ele, assim se identifica com o noivo.
      Rebeca recebeu as jóias e quando o noivo a viu reconheceu  que ela era a noiva, assim a igreja noiva de Jesus usa os dons espirituais e o noivo sabe que são jóias que o Espírito Santo enfeita a noiva.
      Eliezer disse assim:

      - Isto vem de Deus.
      Ele abriu seus tesouros; vasos de prata de ouro e vestidos para se vestirem.   A igreja do Senhor, a noiva de Jesus, nesta hora está rica em poder: ouro, salvação, prata, dons espirituais, pedras preciosas e vestes limpas para todos que estão ao seu redor.

Cantares  6:9 – “Mas uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida de aquela que a deu à luz; vendo-a, as filhas lhe chamarão bem-aventurada, as rainhas e as concubinas a louvarão”.
     
No livro de Cantares está escrito que há muito tipo de igreja mas, uma só é a noiva de Jesus.
      Agora era hora de Eliezer ir embora, porque já havia encontrado a noiva e ele tinha pressa de apresenta-la ao noivo. O Espírito Santo está preparando a noiva de Jesus para entrega-la a Ele.
      A família disse a Eliezer:
      - Fique mais conosco.
      A noiva deve ficar mais, se despedindo da família dos amigos!
      Bem, vamos deixar que ela decida.
      -Rebeca, irás com o varão ou ficarás um pouco mais?
      - Irei agora! Deixa-me partir.
      O Espírito Santo é gentil. O problema é individual. Nós também temos a nossa decisão.
      O que você quer? Partirá com o Senhor ou ficará neste mundo?
      - Eu quero o Senhor.
            Chegará o momento,  quando Jesus voltará e reconhecerá a igreja pelas jóias, dons espirituais.

Apoc. 22: 16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas: eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã”.
            Que maravilha é o nosso noivo Jesus!
           
Apoc. 22:17E o Espírito e a esposa dizem vem. E  quem ouve (os que estão a o redor) diz: Vem . E quem tem sede venha e quem quiser, tome de graça da água da vida”.

Aquele que testifica estas coisas diz: certamente cedo venho. Amém!
Ora vem, (responde a noiva) Senhor Jesus.
CONCLUSÃO

            Enfatizamos a lição do Espírito Santo trabalhando, Ele faz a pergunta:
            Você quer ir encontrar com o noivo ou você quer ficar?
            Fica comigo! – Família, mundo.
            Eu quero ir, subir no arrebatamento; eu faço parte da noiva de Jesus. Eu tenho o sangue de Jesus em mim; Ele me salvou, pertenço a família do noivo. Tenho riquezas que Ele me deu.
            Jesus olha a sua igreja, contempla e diz:

Cantares 4 :1 – “Eis que és formosa, amiga minha, eis que és formosa: os teus olhos são como os da pomba entre as tuas tranças: o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade”.
-Irás com este varão?
-Sim eu irei.

Há um banquete lá no céu.
- Irás tu com Jesus?
- Sim. A igreja irá e eu faço parte desta noiva do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário